Os Imperadores do samba pedem passagem

Por Maricy Guimaraes

Antes das escolas de samba entrarem na avenida no domingo (23), um bloco muito especial vai abrir o Carnaval 2020 em Mogi das Cruzes; o Bloco 60+, uma turma formada por pessoas que já passaram dos 60 anos e continuam em plena atividade. A iniciativa da Secretaria de Cultura para prestigiar essas pessoas é inédita e nos leva a pensar que deveria ser imitada por todas as cidades brasileiras. Afinal, valorizar a velhice num país que está de fato envelhecendo não é uma atitude generosa, mas de bom senso.

O Bloco 60+ na avenida

Vejamos o exemplo de Georgina Moreira, 72 anos, Maria Benedita Simão, a Benê, 72 anos, e Leonel Bastos, 68 anos, que estiveram no programa Café com Notícia na última semana. Imperatrizes e imperador do Carnaval mogiano e membros do Bloco 60+.

A vitalidade deles é de causar inveja em novinho e enche a família de orgulho, que apóia e incentiva a participação deles em desfiles e concursos. Georgina sai em escolas de samba desde os 15 anos e passou a tradição para as filhas e netas. Foi imperatriz do Samba em 2014 e nos 2 anos seguintes. Também foi Miss Elegância (2015, 2017 e 2018) e Miss Simpatia ; Benê foi rainha e princesa do Carnaval em Santos e São Vicente, desfilou na X9 santista, na Vai-Vai paulistana e coleciona títulos de beleza. Sua neta, de 5 anos, sempre a acompanha nos desfiles.

De família de sambistas, Leonel saía na Comissão de Frente da Acadêmicos do São João, foi mister, é Imperador e pertenceu várias vezes à corte de Momo. No último Carnaval, foi de Popeye. Tem duas tatuagens no braço, que fez para acompanhar o filho. O segredo de tanta energia ele confessa: ‘É só ter samba no pé e simpatia‘.

Quem quiser comprovar de perto a vitalidade deles é só acompanhar o desfile das escolas de samba neste domingo, dia 23, a partir das 19 horas na avenida Cívica. Um espetáculo de alegria bonito de se ver.

A entrevista completa dos imperadores do samba você confere aqui.

2 thoughts on “Os Imperadores do samba pedem passagem

  • 22/02/2020 at 13:38
    Permalink

    Foi maravilhoso estar com voce e contar um pouco da minha passagem de sambista ,esqueci de avisar que recebi da Unegro os troféus de velha guarda do samba e Teresa de Benguela em 20/03/2019 na camara de poa.

  • 26/02/2020 at 17:53
    Permalink

    Você é maravilhosa georgina, merecedora de todos os prêmios 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.